Uma vez que o conceito de Coworking é relativamente recente e encontra-se em constante evolução torna-se difícil definir o perfil dos Coworkers. Este perfil depende não só do país onde está a trabalhar assim como do próprio local onde o espaço se encontra.
No entanto e de acordo com o Global Coworking Survey 2011, a nível internacional, a maioria dos coworkers são do sexo masculino (69,3%), com idade entre os 20 e os 40 anos, com licenciatura ou mestrado, que procuram iniciar a sua carreira profissional ou, caso já se encontrem a trabalhar, fortalece-la.
Uma das grandes conclusões deste estudo é que a maioria dos Coworkers trabalha como freelancer e que as áreas que levam mais pessoas para os espaços de Coworking são as Tecnologias da informação, a consultoria e o design (gráfico ou web).
A pesquisa também revelou que para os coworkers, o aumento da motivação e da produtividade foi um dos factores que levaram a trocar o escritório de casa por um espaço de coworking fazendo com que se sentissem menos isolados.
Quando falamos em espaços de coworking não podemos deixar de notar que os seus utilizadores não utilizam o espaço da mesma forma, isto é, a maioria dos coworkers utiliza o espaço todos os dias no entanto, o tempo utilizado pelos restantes varia entre uma a duas vezes por semana e 1 vez por mês. Isto acontece uma vez que os coworkers, tendem a não utilizar somente o espaço de coworking para trabalhar. Muitos deles alternam a rotina entre o escritório de casa/empresa ou dos cafés.
Os coworkers preferem espaços que estejam perto de casa e que, caso seja necessário, tenham infra-estruturas em redor que lhes permita poupar tempo em deslocações. A pesar disso a maioria dos Coworkers utiliza o carro ou os transportes públicos para se deslocarem até ao espaço.
Estas são apenas algumas conclusões que se podem obter deste estudo
Se quiser mais informações sobre o perfil dos coworkers veja o estudo completo em Global Coworking Survey
Fonte: Global Coworking Survey 2011 – realizado pela Deskmag em cooperação com a Universidade Técnica de Berlim em Dezembro de 2010.