Estas são algumas perguntas que devemos fazer quando pensamos em levar o nosso negócio para um espaço de Coworking.
De acordo com a Conjunctered – Comunidade de Coworking de Austin EUA (http://conjunctured.com/) – existem 14 razões pelas quais as pessoas devem pelo menos experimentar trabalhar num espaço de coworking e deixar o seu escritório. “A lista apresentada é para aqueles que estão a considerar o coworking mas não têm a certeza se é a solução acertada”.
Segue a lista das 14 razões, para a Conjunctured pelas quais se deve escolher um espaço de Coworking :
Trabalhar num espaço de coworking não obriga a que se assinem contratos por longos períodos de tempo. Os contratos são de reduzida dimensão o que faz com que não haja obrigação de permanecer no mesmo local se não se desejar.
Muitas pessoas necessitam de interagir com outras pessoas de modo a se sentirem bem e a serem mais produtivas. Este facto faz com que os espaços de coworking sejam ideais uma vez que permitem que as pessoas socializem umas com as outras sem se terem de esforçar.
Arrendar um escritório privado tem mais custos (mobília, internet, água, luz, entre outros) para além da renda que faz com que, para muitos, seja demasiado caro. Ao usar-se um espaço de coworking todo o dinheiro que gastamos serve apenas para investir na nossa empresa uma vez que todo o material e despesas estão incluídos no preço mensal.
Apesar de um escritório privado também permitir a realização de reuniões, os coworkers gostam de, para além da reunião, apresentar o local onde estão a trabalhar.
Trabalhar num espaço de Coworking permite que as pessoas se relacionem umas com as outras fazendo com que, caso seja necessário, contratem os melhores profissionais assim como estabeleçam parcerias num determinado campo mutalmente benéficas, ou até mesmo iniciem uma empresa com outro elemento do Coworking quando não se estava à espera.
Uma amizade é difícil de se conseguir, no entanto, trabalhando num espaço de coworking, esta tarefa torna-se mais fácil. Estar com as mesmas pessoas todos os dias faz com que, mesmo não estando a trabalhar na mesma coisa, as pessoas lentamente se vão conhecendo umas às outras e se comecem a relacionar fora do ambiente de trabalho.
Precisa de uma opinião acerca do trabalho que está a realizar? Porque não perguntar aos especialistas que o rodeiam? Trabalhar em COworking tem essa facilidade, no entanto, não deve passar a vida a incomodar os outros e pedir a sua opinião acerca de tudo o que faz, uma vez que pode deixar as pessoas aborrecidas.
Sendo o espirito de coworking o de partilha de informação e competências quanto mais der de si mais receberá em troca.
Muitos espaços de Coworking recebem eventos locais e confraternizações com a comunidade local. Se não os realizam os seus membros participam neles. Tudo o que é necessário fazer é prestar atenção e, naturalmente, saberás quais os eventos que importantes aos quais não deves faltar.
Trabalhar num espaço de coworking permite a partilha de contactos que podem vir a ser relevantes no sucesso de uma empresa. Por exemplo, se um membro da comunidade precisar de um contacto na comunicação social e outro membro tiver esse contacto, porque não partilhar? Deste modo o espirito de entre ajuda é fortalecido.
As pessoas podem utilizar o espaço onde estão sediadas para se promoverem e promoverem a reputação da sua marca. Existem espaços de coworking que promovem os seus membros junto da comunidade local.
Tendo em conta que muitos dos escritórios privados não têm espaço suficiente torna-se muito difícil a realização de alguns eventos (apresentações de produtos, workshops, entre outros). Muitos espaços de coworking permitem que os seus membros utilizem o espaço como se fosse deles. Isto faz com que as pessoas possam planear as suas actividades mais genuinamente precisando somente de saber se o espaço escolhido permite a realização desse tipo de eventos.
Muitas pessoas pensam que trabalhar em redor de muitas pessoas afecta negativamente a produtividade. No entanto, contrariamente ao que se diz trabalhar em espaços de coworking, faz com que as pessoas se esforcem mais, se concentrem mais de modo a fazerem as coisas acontecerem uma vez que não querem ficar atrás dos seus pares.
Muitos espaços de coworking permitem que os seus utilizadores levem os seus animais. Isto faz com que haja uma nova dinâmica no local de trabalho que permite que o ambiente se mantenha descontraído.
Sendo um dos principais lemas do coworking a partilha de informação e conhecimento, a vontade de aprender algo de novo vem naturalmente. Na Conjunctured por exemplo existem guitarras à disposição para que possam ser utilizadas por quem quiser aprender ou aperfeiçoar a sua técnica. Este facto faz com que as pessoas estejam à vontade para partilhar informação umas com as outras.