O trabalho temporário, muitas vezes esporádico, que um freelancer encontra pela frente obriga-o a uma disciplina mental e económica mais dura que a própria Troika.
Vêm-se a ter de fazer contas para tudo o que precisam fazer e para aquilo que gostariam de fazer, quando deveriam estar concentrados em criar e a desenvolver os seus conhecimentos. É por isso que cada vez mais e mais freelancers, que muitas vezes até procuram numa fase inicial testarem a aceitação do seu trabalho junto de clientes, para depois se estabelecerem numa empresa/marca própria, optam por trabalhar em casa.
A maior dificuldade do trabalho em casa passa pelo domínio da mente sobre o corpo, ou seja, uma autodisciplina imposta para que as horas não fujam e para que as interrupções desapareçam, tudo isto dentro de um horário “normal”, o que raramente acontece visto que o trabalho pela noite dentro tende, exactamente, a ter maior rentabilidade.
Para fugir a este quotidiano negro do trabalhar em casa, muitos freelancers, procuram centros de escritórios, business centers, um espaço de trabalho equivalente a por exemplo, alugar um escritório no Porto ou um posto de trabalho num centro de cowork no Porto, analisando e comparando factores como o espaço, a localização, a área, o estacionamento sempre com a largura da carteira na mente.
A grande vantagem de uma solução deste tipo, orientada ou não a trabalho temporário, é uma obrigação mental maior, visto que estão a investir algum dinheiro, em cumprir horários laborais. Se assim não fosse, seria como pagar a mensalidade do ginásio e nem pôr lá os pés….
A parte económica pode ser muitas vezes aliciante, porque feitas bem as contas, Internet, Água, Luz, Material para Trabalho, Sala de Reuniões para receber os clientes, entre outros serviços, acaba por compensar o investimento em si, com a vantagem de não se ter nenhuma surpresa, visto que as mensalidades são fixas e sem nenhuma fidelização que muitos contractos obrigam. Ver preços
É importante referir ainda a possibilidade de trocar ideias, testar conceitos ou trocar conhecimentos com outros coworkers de áreas semelhantes ou de áreas distintas, conhecendo também outros potenciais clientes com ligação aos outros coworkers e que poderão assim conhecer o seu trabalho, tudo isto dentro do mesmo espaço.
Em casa, seria possivelmente mais barato, mas sem dúvida que bem mais difícil…