Continuamos a texto anterior com a indicação de mais alguns pontos que deves analisar quando escolhes um espaço de Coworking para trabalhar
Deves ainda analisar:
Serviços como internet de alta velocidade, mesa e cadeiras confortáveis, recepção e até café devem estar disponíveis em todos os espaços de Coworking. Mas há alguns serviços que deves ter em conta e adicionar à tua lista quando procuras um espaço para trabalhar
Uma vez que vais passar muito tempo nesse espaço é importante observares a decoração e o design do espaço para tentares perceber se te agrada ou não e se te vais conseguir adaptar. Também deves tentar perceber qual o número de pessoas que ocupam o escritório e qual o espaço disponível para cada uma delas. Quanto menos pessoas mais espaçoso e confortável é o espaço, menos barulho há, tornando-se deste modo um melhor ambiente para trabalhares. Um outro aspecto são as taxas extra cobradas pelos serviços utilizados. Pede uma tabela de preços para não seres apanhado de surpresa. Apesar de muitos espaços já oferecerem pacotes com tudo incluído negoceia antes de fechar o contrato, pois podes muitas vezes estar a pagar por serviços que podem não te interessar.
Se a tua área faz com que tenhas de viajar em trabalho muito podes considerar este aspecto pois deste modo realizas as tuas reuniões num espaço em que confias. Se o Coworking fizer parte de um franchising verifica se o teu contrato te permite a utilização dos outros espaço da rede e se isso tem custos acrescidos.
Antes de começares à procura é muito importante fazeres um orçamento e perceberes quanto queres ou podes pagar pelo aluguer do teu local de trabalho e o modo como o vais fazer. Deves apenas escolher aqueles que melhor se adaptam as tuas necessidades e orçamento pois de outro modo, o espaço até pode ter todas as condições, dificilmente te manterás lá por muito tempo. Relativamente ao modo como é realizado o pagamento (diário, mensal, trimestral, etc.) depende muito qual vai ser a tua escolha pois este aspecto varia de espaço para espaço. No entanto, se nunca trabalhaste num espaço de Coworking escolhe um em que possas pagar diariamente pois caso, não te adaptes pagas somente o tempo em que usufruíste do local e nada mais.
Depois de realizada esta pequena análise deveras ter uma pequena lista de espaços que pensas corresponderem às tuas expectativas. Agora está na hora de pôr mãos à obra e contactar e visitar os espaços (se for possível a utilização por um dia sem pagar por isso aproveita) e tomar a decisão final. Se vires que nenhuma das hipoteses vai de encontro às tuas expectativas não mudes só por mudar. Espera mais um pouco e tenta mais tarde.
Esperamos que este texto te ajude a fazer a escolha certa para que sejas feliz no Coworking
Para (re) leres a PARTE 1
Fontes:
Escola Freenlance
Coworking blog
Link2U Coworking
Natheia